Quem inventou o Parafuso ?
Devemos agradecer, segundo fontes diversas, ao matemático grego Archytas of Tarentum (428 - 350 aC.). Naquela época feitos de madeira, além de auxiliar na fixação de partes, faziam partes de um conjunto de máquinas de prensa para extração do azeite de oliva, suco do damasco e da uva. Só em 1400, na Europa, é que surgiram os parafusos de metal. Já em 1797, o britânico Henry Maudslay inventou o parafuso de fenda. Em 1798, o americano David Wilkinson patenteou um parafuso com um dispositivo similar. Foi só no início do século XIX que surgiram os parafusos de ponta, utilizados até hoje.Desde então, parafusos diversos para infinitas utilizações foram criados, como exemplo os de fixação em concretos, para sustentação de estruturas mais pesadas.
É que poucas pessoas param para olhar à sua volta e perceber que em todos os lugares encontrarão parafusos. Segundo uma fonte na Internet, observei que ele citava ser a “melhor invenção do Mundo”.
Até mesmo a metáfora da nossa Língua Portuguesa fala em “falta um parafuso na cabeça”. Note que nosso Português o adota como forma de mostrar que o certo é o parafuso estar no seu devido lugar.
Quanto à sua compra, não se trata de uma ação tão simples assim, por existirem inúmeras medidas, ligas, tipos de cabeças, espessuras e formas que fazem parecer estar comprando um “disco voador”. Por isso, ao precisar de um parafuso, dirija-se à Soberana dos Parafusos. Com certeza, você não vai sair de mãos abanando!
(Fonte de consulta de dados: Internet)
Texto: Bernardo Gambardella
|